O que dizem de nós

"Queridos professores, 

Desejo que este email os vá encontrar todos de ótima saúde. Todos são pessoas especiais para mim agradeço e sempre recordarei com muito carinho os 3 anos no ISCE. Foram fantásticos, obrigada por toda a colaboração à distância e presencial, sem a vossa ajuda não conseguia fazer o curso desde Madrid. 

Faz 6 meses que chegámos a Moçambique, os primeiros 5 meses trabalhámos num hotel perto de Maputo em Katembe. Foi uma experiência boa mas não era o que desejávamos foi apenas uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Tivemos uma oferta excelente e irrecusável e é onde estamos agora. Faz dia 21 um mês que começámos esta linda aventura. Estamos a gerir este maravilhoso Lodge o qual eu chamo o paraíso, fica no meio do nada. É um Lodge Ecológico, construído por um grupo de pessoas de diferentes nacionalidades, holandeses, ingleses, brasileiros, Africa do Sul. Os nossos clientes vêm de todo o lado principalmente os apaixonados pelo mergulho, temos um centro de mergulho com profissionais a gerir. Na baía podemos ver as baleias que passam 3 meses a nadar em frente do Lodge é fantástico observa-las o tamanho delas é incrível de julho até novembro são os meses que podemos ver com frequência.   

O que completa a nossa felicidade é trabalhar em conjunto com aldeia e todos os trabalhadores do Lodge são da aldeia. Em breve inauguramos uma escolinha para 276 alunos. Foi criada Ana clinica para ajudar e ensinar as pessoas na higiene sida e malária, etc. A maior parte da população é muçulmana, tem várias mulheres e imensos filhos, incrível como vivem aqui! São muito boas pessoas, humildes e o sorriso destas crianças são fantásticas. Vivemos em família, quando se queixam que tem dor de dentes ou cabeça, andam sempre doentes e como é difícil irem ao médico porque fica a 2 horas de distância e custa dinheiro temos um enfermeiro na Anaclinica e aqui no escritório tenho a farmácia. Nos próximos 2 meses vamos ter 2 médicas voluntárias que vão trabalhar na aldeia, de vezes em quando recebemos voluntários para ajudar a aldeia. www.nuarro.com 

Este é o trabalho que desejava muito e o sítio com praia de areia branca e posso dizer que já realizei o meu sonho e por aqui vamos ficar quando poderem, venham visitar-nos. Em breve iremos a Portugal e passarei no ISCE a fazer uma visita e de caminho a buscar o meu diploma. Este contracto de trabalho é 3 meses de trabalho e 1 mês de férias, o que nos dá a oportunidade de conhecer o país e ir a ver a família com mais frequência.

Um abraço grande e até sempre."

Isabel Fernandes, General Manager do Nuarro Lodge Nanatha Bay – Nampula – Moçambique. Aluna do curso de Licenciatura em Turismo 2010-2013, do ISCE.

 

 "A Licenciatura em Turismo do ISCE agradou-me de imediato, pois debruçava-se sobre vários temas e quem trabalha num município, como é o meu caso, tem de saber um pouco de tudo, pois a polivalência é o lema. Quando fui tirar o bacharelato (1998/2001), já possuía um curso profissional de informação turística e trabalhava já há alguns anos no Gabinete de Turismo, da Câmara Municipal de Loures. Alargar o leque de conhecimentos e aperfeiçoar alguns que eu já tinha, por trabalhar na área, foi óptimo. E o curso superior de Turismo proporcionou-me isso. Não há dúvidas que o curso é muito interessante e dá-nos as bases essenciais para iniciarmos a vida neste mundo fabuloso, que é o turismo. Com a licenciatura (2005/2006), aperfeiçoei conhecimentos, adquiri outros e pude explorar algumas áreas, como o turismo de negócios, quando elaborei a tese. Adquirir cada vez mais conhecimentos é sem dúvida uma meta a atingir, para que possa servir bem, e cada vez melhor, todos aqueles que nos visitam, bem como aos munícipes. Trabalho no Gabinete de Turismo desde 1993 e sou responsável pela área do artesanato, pela disponibilização de informação turística sobre o concelho, organizo e acompanho visitas à região, e organizo e apoio um sem número de actividades e eventos (entre outras). No entanto, nenhum curso nos poderá despertar para o turismo se não sentirmos paixão por esta actividade."

Rita Antunes, Técnica de Turismo num Gabinete Municipal. Aluna do curso de Bacheralato em Turismo, Hotelaria e Termalismo, do ISCE, 1998/01 e aluna da Licenciatura em Turismo 2005/06, do ISCE.

 

"A importância da formação, tanto a nível prático como teórico é realmente um dos factores determinantes na qualidade de todos os sectores da actividade. O Turismo, como é de conhecimento geral, é actualmente uma das mais importantes actividades a nível mundial. Devido a esta necessidade de formação, o curso de Turismo do ISCE foi seguramente pensado e repensado para conseguir alcançar todas as necessidades de aprendizagem necessárias para se conseguir o sucesso profissional. O curso de licenciatura em Turismo do ISCE vai ao encontro das expectativas de quem procura uma formação de qualidade, para conseguir alcançar os objectivos de entrada no mundo do trabalho. Além da formação teórica de grande importância, e indo ao encontro das áreas de formação mais importantes para o turismo, a componente prática de estágios e seminários complementa e enriquece a formação de quem se candidata ao turismo no ISCE. Num ambiente de cumplicidade com os professores e toda a comunidade académica, posso dizer que o curso é de enorme interesse e uma experiência particularmente única!"

Ana Patrícia Marques, Professora de Turismo em cursos técnico-profissionais. Aluna do curso de Licenciatura Turismo, Hotelaria e Termalismo, do ISCE, em 2005 e em Turismo 2005-2008, do ISCE.

 

"Hoje em dia ter uma licenciatura é determinante no mercado de trabalho, embora a taxa de desemprego o possa contradizer. Mesmo assim, acredito que o "canudo" na mão nos possa abrir muitas portas e é com este pensamento que incentivo todos os universitários a trabalharem para aquilo que acreditam e desejam ser um dia. Pessoalmente, o curso de Turismo permitiu-me adquirir um conjunto de noções necessárias para perceber o que é esta actividade e a importância que este tem no nosso país e na nossa economia. Este também me deu a oportunidade de confrontar a teoria com a prática através de estágios em hóteis e agência de viagens. Hoje sou Assistente de Bordo e adoro aquilo que faço. Assim, aconselho todos os universitários a aliar a aprendizagem dos longos anos da faculdade à vontade de trabalhar, e de provar que está errado o pensamento que a sociedade tem sobre nós - senhores drs., que por termos o canudo na mão já sabemos tudo."

Sofia Pereira, Assistente de Bordo. Aluna do curso de Licenciatura em Turismo 2001-2005, do ISCE.

 

"A Licenciatura em Turismo do ISCE dotou-me dos conhecimentos basilares para desenvolver a minha actividade profissional. A transversalidade das matérias leccionadas permitiu-me reflectir sobre diversos caminhos a seguir no final do curso, podendo optar pelo caminho académico ou a inserção no mercado de trabalho em Entidades Públicas, Organizações Privadas ou Instituições de Ensino, Investigação e/ou Consultoria. Eu optei pelo mercado de trabalho numa Entidade Pública. Actualmente, exerço funções de técnico superior de Turismo, no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Loures e tenho como funções a apresentação de propostas que permitam o desenvolvimento turístico do concelho, a organização e acompanhamento de eventos, criação de trilhos pedestres, acompanhamento de visitas guiadas e passeios pedestres e participação em Feiras de Turismo e Artesanato. Sinto-me realizado com a opção que tomei."

Rui Lourenço, Técnico de Turismo num Gabinete Municipal.

Aluno do curso de Bacheralato em Turismo, Hotelaria e Termalismo, do ISCE, 1998/01 e aluno da Licenciatura em Turismo 2006/07, do ISCE.