Travel

Reserve a sua viagem a Portugal com o nosso parceiro

 

 

 

 

 

 

 

Susana Baptista Dias

Tel.:917 040 189

Mail: [email protected]

Carina Brito

Tel.:917 040 129

Mail: [email protected] 

Onde estamos: 

Rua Braamcamp, 84, 3º dto.

1250-052 Lisboa

Outros contactos:

Tel.: +351 917 037 835 

[email protected]

www.oficinadoturismo.com


 

Conhecer Portugal

 

Enquadramento Geográfico: Portugal é um país rico em história, encontrando-se no extremo sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico. No continente europeu, o território português ocupa uma área de 88.889 km2 (com 218 km de largura, 561 km de comprimento, 832 km de costa atlântica e 1.215 km de fronteira terrestre com Espanha). 

Clima: Portugal continental - O clima em Portugal varia significativamente de região para região, e é influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, que proporciona Invernos suaves, especialmente no Algarve. Nas áreas do Porto e Norte de Portugal e Beiras, especialmente nas zonas mais próximas de Espanha, os Invernos são mais frios, apesar das temperaturas serem moderadas quando comparadas com o resto da Europa. Regista-se alguma queda de neve, que é mais frequente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal continental (1991m) e onde se podem encontrar condições favoráveis para a prática de ski. Os verões são quentes e secos sobretudo nas regiões do interior (Nordeste transmontano e Alentejo), e no litoral o calor é moderado pela influência marítima. Durante o outono registam-se frequentemente dias ensolarados com temperaturas amenas, que ao ocorrerem no início de novembro costumam ser popularmente designados por "Verão de São Martinho", devido à proximidade da data em que se festeja este Santo (11/11). 

Língua: De raiz latina, o português é a terceira língua europeia mais falada no mundo, por cerca de 250 milhões de pessoas. Os países de expressão oficial portuguesa espalham-se pelos quatro cantos do mundo. Assim, fala-se português em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) na América do Sul (no Brasil), e na Ásia, em Timor-Leste, o mais jovem país do mundo, sendo ainda língua oficial na Região Administrativa Especial de Macau. Em Portugal uma boa parte dos cidadãos tem facilidade de comunicação em inglês, francês e castelhano. 

Moeda: Portugal faz parte do grupo de 17 países da União Europeia, em que o Euro é a moeda oficial e comum a todos. 1 Euro divide-se em 100 Cêntimos. Para as novas moedas definiram-se oito valores faciais: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 Cêntimos e 1 e 2 Euros. As notas distinguem-se pela sua dimensão e cor e têm os seguintes valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros. As moedas têm numa das faces desenhos comuns (face europeia) enquanto a outra face tem um símbolo nacional, sendo que todas as moedas de Euro podem ser utilizadas em todos os países aderentes, independentemente da sua face nacional.

Câmbios: O câmbio da moeda é efetuado nos bancos, que estão abertos ao público das 08h30m às 15h00m, durante os 5 dias úteis da semana, nas casas de câmbio e máquinas automáticas (disponíveis apenas para operações de venda de divisas).

Multibanco: Existe uma rede nacional de Caixas automáticas, identificada por MB (Multibanco), que permite o levantamento de numerário, 24 horas por dia.

Cartões de crédito: Em Portugal, os cartões de crédito mais utilizados são: Visa; American Express; Diners Club; Europay/ Mastercard; JCB; Maestro. No caso de extravio ou roubo do seu cartão Visa ou Mastercard, poderá pedir ajuda através dos seguintes telefones: Visa: 800 811 107; Mastercard: 800 811 272. 

Emergências: Número Nacional de Emergência (Bombeiros, Polícia e Ambulâncias): 112. As forças policiais em Portugal são da responsabilidade de trâs entidades: (i) PSP (Polícia de Segurança Pública) – Força policial que patrulha as zonas urbanas; (ii) GNR (Guarda Nacional Republicana) – Guarda nacional que também trabalha nas zonas rurais; (iii) PJ (Polícia Judiciária) – Está integrada no Ministério da Justiça e investiga os casos criminais. Se perder o seu passaporte, entre em contacto com o seu Consulado ou Embaixada.