Oradores convidados

 ANTÓNIO LOUREIRO Diretor Geral da Travelport

Começou como coordenador de migração de sistemas e foi responsável, entre outros grandes projetos, pela implantação da maior rede de dados de apoio aos serviços turísticos em Portugal. Posteriormente, assumiu o cargo de diretor de marketing e vendas, antes de chegar à direção-geral da Travelport, em 1999. A Travelport é hoje líder no mercado português em soluções tecnológicas inovadoras para a indústria de viagens. Os primeiros passos, na carreira profissional foram dados na área das publicações, que se seguiram a uma incursão pela área de transporte aéreo, na qualidade de técnico comercial da LAR (Ligações Aéreas Regionais). Em 1986, assumiu a representação de várias companhias áreas norte-americanas, entre as quais a American Transair. De volta à LAR, passou a responder pelo controlo operacional da empresa, funções que ocupou durante quatro anos. Integra o Galileo desde 1992. É atualmente Diretor Geral da Travelport Portugal, Brasil e Espanha.                 http://www.pressclub.com.br/

________________________________________________________________________________________________________________

 

 JORGE HUMBERTO SILVA Diretor Núcleo de Estruturação do Produto e Qualificação da Oferta da ERT-RL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Jorge Humberto Silva é Diretor do Núcleo de estruturação do produto e qualificação da oferta na Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. É engenheiro do ambiente de formação (FCT-UNL). O percurso profissional inclui o desenvolvimento de projetos nos domínios da estruturação de produtos turísticos (avaliação dos principais produtos da Região de Lisboa); das ações relativas à qualificação da oferta e ao apoio aos empresários e investidores turísticos; da intervenções no domínio do planeamento turístico; e de trabalhos no âmbito das estatísticas de turismo.

_______________________________________________________________________________________________________________

 

 FRANCISCO MOSER Diretor Geral de Operações Altis Hotels 

Nascido em 1964, casado e pai de 4 filhos, iniciou a sua experiência profissional na hotelaria em 1983 como F&B Controller Assistant, tendo ingressado em 1984 na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto onde se formou em Gestão Hoteleira em 1987. Nesse mesmo ano conclui uma pós-graduação em Hotel Management pelo Centro Internacional de Glion. No seu percurso académico destacam-se ainda uma Graduação em Direção Hoteleira pela ADHP, uma pós graduação em Finanças na Universidade Católica e uma pós graduação em Marketing Digital no INDEG/ISCTE. Exerceu funções de Direção em diversas unidades e grupos hoteleiros, com especial destaque para o Hotel Albatroz, os Hotéis Tivoli (unidades de Sintra e de Lisboa), Hotéis Riviera (Carcavelos e parcerias no Brasil) e os Hotéis Altis, onde desde há 5 anos exerce as funções de Diretor de Operações. Conta com uma longa carreira no ensino da Hotelaria, tendo sido docente nos primórdios da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e mais tarde colaborador com a rede de Escolas do Turismo de Portugal, com destaque para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Desde 1996 é formador nos cursos de Graduação para Diretores de Hotel da ADHP. Colabora pontualmente com universidades no âmbito dos seus Executive Masters de Hotelaria. Em 2002 publicou o Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas (ed. Cetop), que tem servido de base para muitos alunos e profissionais da indústria hoteleira. Ao longo da sua carreira tem sido orador em conferências e seminários e contribuído com artigos diversos em revistas da especialidade. 30 anos de experiência profissional na indústria hoteleira, exerce desde 1990 cargos de Direção na Indústria Hoteleira em unidades e grupos de referência do sector. É, desde 1992, professor de Gestão de Alimentação e Bebidas, Gestão de Operações hoteleiras e Gestão Estratégica em Escolas de Hotelaria (Turismo de Portugal, ESHTE) Universidades (UAL, Internacional, Porto Business School) e Associação dos Diretores de Hotéis.

________________________________________________________________________________________________________________

 

 PEDRO CARVALHO Diretor do Departamento de Investigação, Planeamento e Estudos da AHRESP

Pedro Tiago da Silva Carvalho é licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo (Dezembro de 2000), pela Universidade de Aveiro. Foi Técnico Superior da Unidade Técnica Executiva do Observatório do Turismo entre 2001 e 2003. Foi Técnico Superior da Divisão de Análise Estatística da Direção-Geral do Turismo entre 2003 e Agosto 2006, responsável pela análise, tratamento e publicação de diversas publicações estatísticas do setor do Turismo. É atualmente Diretor do Departamento de Investigação Planeamento e Estudos da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, desde Setembro de 2006, com a responsabilidade de: Produção de informação estatística; Informação aos associados na área dos apoios e incentivos disponíveis; Responsável pela execução e acompanhamento de candidaturas da AHRESP; Responsável pela execução e acompanhamento de estudos sobre o setor do Turismo, com intervenção da AHRESP; Responsável pela execução e acompanhamento de dossiers em diversas nas áreas, nomeadamente na área fiscal.

________________________________________________________________________________________________________________

 

 RICARDO MARTINS Presidente do SNATTI – Sindicato Nacional de Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes

Ricardo Miguel de Araújo Martins, nascido em Lisboa, cidade pela qual continua apaixonado. Tem bacharelato em Turismo, pelo ISLA Lisboa e é Guia Intérprete Nacional desde 1999. Em 15 anos de Turismo viajou por quatro continentes, por mais de 50 países. Representante da Agência Abreu em Espanha e em Africa. Acompanhou a comitiva portuguesa ao Mundial da Coreia em 2002. Foi guia da comitiva oficial do Sport Lisboa e Benfica nas competições europeias. Responsável pela coordenação de grandes eventos em Portugal: Euro 2004, Laureus­ Prémios do desporto, MTV Awards, Apresentações automóveis internacionais (Audi A4_Lisboa, BMW MINI_Lisboa, Opel Vectra_Algarve, Toyota Corolla_Lisboa, Toyota Rav 4_Lisboa, Crysler_Cascais, Peugeot 207_Sevilha). Faz acompanhamento de circuitos europeus, onde exerce algum trabalho de elaboração dos mesmos. Integrou a direção do Sindicato Nacional de Actividade Turística Tradutores e Intérpretes(SNATTI), entre 2008 e 2011. É atualmente Presidente do SNATTI desde 2011.

________________________________________________________________________________________________________________

 

 RUBEN PAULA General Manager at Hotel Altis, Altis Suites and Altis Prime

Ruben Paula é diretor de hotel, exercendo, desde 2007, o cargo de Diretor Geral do Altis Grand Hotel, Altis Prime e Altis Suites. Esteve, anteriormente (de 2000 a 2007) na Vila Galé Hotéis, onde exerceu funções de Assistente de Direção a Diretor Geral, em diversas unidades da cadeia e antes desta trabalhou no Grupo Sonae, na área turística e hoteleira. Com um Mestrado em International Hotel Management pela University of Surrey, uma especialização em Food & Beverage and Restaurant Management pela École Hôtelière de Lausanne e um Curso Profissional em Avaliação Imobiliária reconhecido pela CMVM como Avaliador imobiliário, tem lecionado aulas de Marketing estratégico, Revenue Management e Gestão de Alojamentos em algumas universidades e escolas hoteleiras.

________________________________________________________________________________________________________________

 

 SOFIA ALMEIDA Diretora de Marketing ARTEH® Hotels & Resorts

É desde 2004 diretora de Marketing na ARTEH® Hotels & Resorts, cadeia de hotéis independentes com 148 unidades distribuídas em 12 países do mundo. Exerce também funções de formação nas áreas de Hotelaria, Marketing, Marketing Digital e Formação de Formadores, desde 2002. Docente na Universidade Europeia nas áreas do Marketing Turístico e Hoteleiro e Marketing Digital desde 2009. Candidata ao Doutoramento em Turismo no Instituto Geográfico e Ordenamento do Território (IGOT) na Universidade de Lisboa. As áreas de investigação são a análise de redes, coopetição, consórcios hoteleiros, marketing hoteleiro e a marca na hotelaria. Licenciada em Comunicação Empresarial, tem ainda uma pós-graduação em Gestão de Produtos Turísticos do INDEG/ISCTE. Ao longo do seu percurso profissional  foi responsável pelo departamento de Marketing da Revista Gente & Viagens. Fez parte da equipa que criou e desenvolveu o Observatório do Turismo, organismo tutelado pelo Ministério da Economia foi criado com o intuito de sistematizar e divulgar as estatísticas da actividade turística em Portugal. Iniciou a sua carreira em Turismo na TURIHAB – Solares de Portugal, nas áreas da comunicação e do Marketing.

________________________________________________________________________________________________________________