Publicações

LIVROS


Turismo Formação e Inovação: Estudos e experiências

2012

Considerado como um dos conjuntos de atividades mais consolidado do mundo, o turismo atingiu um patamar tal que já não passa despercebido a ninguém e ninguém pretende desperceber-se desta prática. Há quem a designe de indústria da paz, há quem prefira indústria de sonhos, a certeza porém é que o turismo é uma realidade incontornável na economia, sociedade, cultura, ambiente e política de um indeterminado número de regiões. Pela elevada importância e contributo desta “ciência” na vida de milhões de protagonistas turísticos, a Formação e a Inovação aparecem como palavras de ordem indissociáveis do Turismo, uma vez que a dimensão desta atividade implica naturalmente a aposta na formação turística, não só ao nível do superior, incluindo os três ciclos de Bolonha, mas também nos vários patamares do ensino básico e secundário. A inovação surge como o elemento diferenciador das regiões, onde impera uma obrigação de construir ou redefinir produtos e serviços que se distingam pela sua singularidade e ousadia

Índice

Mais informação aqui.

 

Gestão de Agências de Viagens e Turismo

2012

Os produtores turísticos têm vindo a reduzir as comissões, provocando o consequente aumento dos preços praticados pelos intermediários. Por outro lado, esta redução de comissões prende-se também com as unidades de alojamento turístico, que veem nas novas tecnologias oportunidades de se aproximarem do cliente final, prescindindo dos intermediários. Face a esta situação aparentemente insustentável, surge a necessidade de conceptualizar, caracterizar e estudar a problemática do turismo, da viagem e do produto turístico, o exercício dos operadores turísticos e das agências de viagens tradicionais, o novo paradigma das agências de viagens virtuais e centrais de reservas. Aprofunda-se, também, as novas tecnologias de comunicação e informação adaptadas ao turismo, bem como a informação, a qualidade e o aproveitamento da internet, o e-Commerce as redes sociais digitais ao serviço do turismo.

São apresentadas opiniões de sete profissionais de turismo sobre a política de produto/serviço, de recursos humanos, parcerias, relações de negócios, comunicação social e formação, sobre a crise atual, as novas tecnologias e o futuro das agências de viagens e turismo.

(…) Appropriate education, training, and knowledge will be the key to success and survival, and it is in these areas that the contents of this volume make a significant contribution.

Richard Butler, University of Strathclyde, Glasgow, in Prefácio

Estou certo de que este livro pode ser um bom contributo para ajudar à melhoria da qualidade do desempenho dos nossos agentes turísticos, em geral, e dos ligados à distribuição, em parti­cular. Dos atuais e dos que es­peram vir a sê-lo.

Jorge Umbelino, Universidade Nova de Lisboa, in Algumas Palavras

O livro Gestão de Agências de Viagens e Turismo inclui contribuições dos seguintes especialistas:

Índice 

Mais informação aqui.


 Turismo Acessível: Estudos e Experiências

2010

É hoje visível que em quase todos os destinos os turistas e outros visitantes beneficiam dos mesmos direitos que os cidadãos da região receptora, incluindo as populações que apresentam necessidades especiais, mas o problema que se identifica por toda a parte é que ambas as comunidades (receptora e emissora) se deparam regularmente com a existência de obstáculos à comunicação e à mobilidade que limitam o acesso destas populações a inúmeros locais de interesse turístico. O combate a esta situação generalizada deve partir de todos os que ensinam, aprendem e trabalham o turismo. Devemos encorajar e facilitar o turismo social, o turismo das famílias, das crianças, dos jovens e dos estudantes, dos idosos e das populações de mobilidade reduzida. Para tal, todos os agentes com intervenção na prática turística devem ter consciência dos benefícios socioeconómicos que o turismo responsável gera.

Índice 

Mais informação aqui.

 

 

REVISTAS CIENTÍFICAS

 

 Promotion strategies and the competitive development of network and cultural tourism. Tourism and Hospitality International Journal, 2(1)

Mais informação aqui.


 

Trabajando hombro con hombro: Lo que importa es el equipo humano, no las distancias. II Jornadas Iberoamericanas RRHH y RSC. Tourism and Hospitality International Journal, 2(2)

Mais informação aqui.


 

Destination management and capital accumulation in the modern tourism systems. Tourism and Hospitality International Journal, 1.

Mais informação aqui.