Apresentação

A formação em Turismo no ISCE funciona  desde 1995 foi incorporada no Departamento de Turismo, que viria a ser criado em 2010 em consequência do elevado fluxo de alunos nos cursos de Turismo.

Com base na Declaração de Bolonha registamos três grandes objectivos para os quais direcionamos o trabalho deste Departamento, como sejam: 

O caminho a trilhar no sentido da persecução destes objectivos passa por: definir parcerias institucionais nacionais e transnacionais, no sentido de promover a mobilidade e sustentar a empregabilidade de um número cada vez maior de alunos no espaço multicultural europeu, fomentando a competitividade e a atratividade; criar políticas de coesão europeias com o objectivo de aproximar este curso ao funcionamento de empresas/instituições não nacionais de forma a cultivar uma consciência europeia inovadora nos nossos alunos, com forte aposta na investigação e na tecnologia; e restruturar as ações formativas do curso de modo a irem ao encontro dos interesses das populações, oferecendo um maior e mais qualitativo leque de empregos, concretizando a satisfação pessoal e profissional de cada aluno.

Assim, procura-se proporcionar aos nossos diplomados, conhecimentos que levem à prática de um turismo assente numa relação de compromisso entre inovadores e tradicionais produtos e destinos turísticos, em novos métodos de gestão, maiores competências profissionais, melhores formações e mais qualificações.

Neste Departamento trabalha cerca de meia centena de professores e mais de uma centena de estudantes.

1. Missão:

A formação técnica e superior de profissionais de Turismo com base numa forte componente prática, sustentada em investigação e desenvolvimento de excelência, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural. Interação empresarial e comunitária.

2. Visão:

O DepTur pretende ser reconhecido como uma referência nacional e internacional entre os organismos de turismo, quer ao nível da formação, quer ao nível da investigação e desenvolvimento, considerando ser o potencial intelectual, científico e técnico dos seus docentes a principal valência para atingir estas aspirações.

Os diplomados por este departamento, através do ISCE, devem ser competitivos no mercado global de trabalho e agentes de mudança no tecido empresarial. Para além de uma sólida formação técnico-científica, procurar-se-á fornecer um agregado de competências e de valores, com forte incidência nas capacidades empreendedoras de iniciativa, de aprendizagem e de resolução de problemas, bem como contribuir para a integração na cidadania exercendo um papel ativo na mesma e preparando-os para o sucesso profissional.

O DepTur pretende ser um parceiro privilegiado de entidades nacionais e estrangeiras do trade em atividades de I&D, e um elemento capital ao desenvolvimento do meio envolvente. Em três conceitos, a Visão:

Criar

Criação e desenvolvimento de conhecimento por vários meios, com vista à constante atualização de dados, sendo o mais usual e eficaz a Investigação.

Transmitir

Transmissão do conhecimento criado e desenvolvido anteriormente, através de aulas, seminários, palestras, publicações e outras atividades letivas realizadas durante o ano académico.

Ser útil

Consiste na interação e prestação de serviços que o DepTur regularmente terá, não apenas com a população envolvente mas com toda a comunidade académica, científica e profissional, com o objetivo de fomentar e cimentar uma imagem corporativa, sustentável e consolidada em termos de aprendizagem/ensino aos olhos dessa mesma comunidade e simultaneamente estreite a relação entre ambas as partes.

 

e-book_DEPARTAMENTO TURISMO_ISCE 15

Download

.